Search button

GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NO SETOR BANCÁRIO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Aluno: Ana Teresa Abrantes Dias


Resumo
Nos dias de hoje, e com a crescente informatização e digitalização das organizações, sendo estas tecnologias cada vez mais comuns no dia-a-dia de qualquer instituição bancária, os recursos humanos aparecem como o principal elemento distintivo entre diferentes instituições, sendo considerados os principais ativos das empresas. As competências aparecem neste sentido, podendo ser definidas como as habilidades, os conhecimentos e as atitudes que cada indivíduo possui, que têm impacto no seu desempenho e nos resultados obtidos. As competências devem, então, ser geridas, e aplicadas corretamente dentro da organização, para se obter os melhores resultados possíveis, maximizando, assim, os recursos humanos. Assim, este trabalho refere-se a uma análise da produção científica, na segunda década do séc. XXI, sobre a temática das competências e da gestão de competências no setor bancário. A principal contribuição deste trabalho consiste na síntese da produção científica sobre competências e gestão de competências no setor bancário, com o objetivo de verificar quais as principais competências identificadas e a importância que a gestão de competências tem para estas instituições. Apesar das competências técnicas e científicas serem muito importantes, também se deve dar importância às competências sociais e pessoais dos funcionários. A gestão das competências dentro de um banco vai permitir alocar indivíduos com determinadas competências em tarefas específicas, aumentando assim o desempenho e a eficiência das organizações.


Trabalho final de Mestrado