Aluno: Ana Maria De Bianchi Villar Rosado
Resumo
O presente estudo analisa em que medida os Estágios Curriculares podem constituir uma ferramenta especial de Recrutamento e Seleção que permita às organizações de acolhimento converter os seus melhores estagiários em colaboradores.
Para o efeito, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, tendo sido realizadas onze entrevistas a empresas de diferentes setores e, ainda, a um instituto público, com o objetivo de ficar a conhecer (i) a importância dos Estágios Curriculares para a organização; (ii) o funcionamento das áreas de GRH ? Recrutamento e Seleção, Formação e Desenvolvimento, e Gestão do Desempenho ? no âmbito dos Estágios Curriculares; (iii) os Estágios Curriculares como forma de atualização do capital humano da organização; e, finalmente, (iv) os Estágios Curriculares como ferramenta especial de Recrutamento e Seleção com vista à conversão de estagiários.
Os resultados obtidos, evidenciaram que este tipo de estágios pode constituir uma via de entrada na empresa, sendo uma ferramenta útil de análise e avaliação in loco de potenciais candidatos, principalmente pelo facto de os estagiários já deterem algum avanço, em termos de conhecimentos e experiência na empresa, face a candidatos externos.
Considera-se que o estudo em causa representa um contributo para melhor compreender a perspetiva da empresa ? ainda pouco aprofundada na literatura, maioritariamente circunscrita à perspetiva do estagiário ? relativamente à importância dos Estágios Curriculares, nomeadamente como ferramenta especial de R&S com vista à conversão dos melhores estagiários em colaboradores (Beenen & Mrousseau, 2010; Zhao & Liden, 2011; Hurst, Good & Gardner, 2012; Rose, 2013; Rose, Teo & Connell, 2014).
Trabalho final de Mestrado