Aluno: Vera Alexandra Da Silva Delgado
Resumo
Os malefícios que várias práticas de Gestão de Recursos Humanos têm nos colaboradores de várias organizações têm sido um tema bastante explorado na literatura. Num mercado cada vez mais competitivo onde a perda de talento é cada vez mais crítica, revelou-se imperativo para as organizações repensarem o seu posicionamento e trabalharem cada vez mais para criarem ambientes de trabalho sustentáveis. As práticas de Gestão de Recursos Humanos Sustentáveis têm surgido na literatura como uma forma de contornar estas questões.
Assim, o objetivo da presente dissertação é analisar se a implementação de Práticas Sustentáveis de Gestão de Recursos Humanos numa organização pode ser considerada como uma estratégia para aumentar os níveis de Bem-Estar dos colaboradores e reduzir a Intenção de Turnover dos mesmos.
O modelo de investigação em causa foi testado numa amostra de 150 colaboradores numa consultora tecnológica. Aferiu-se que a Gestão de Recursos Humanos Sustentável impacta de forma significativa e positiva o Bem-Estar dos colaboradores. Mais ainda, verificou-se que a Gestão de Recursos Humanos Sustentável impacta de forma significativa e negativa a Intenção de Turnover dos colaboradores. Estes resultados vêm suportar vários estudos de outros autores e realçar a importância de continuar a investigação sobre esta nova abordagem à Gestão de Recursos Humanos.
Trabalho final de Mestrado