Aluno: Ana Marta Vitorino Freixo
Resumo
A conciliação entre trabalho e família é identificada como um dos principais desafios que se colocam aos trabalhadores e às trabalhadoras na sociedade atual, sendo a sua importância reconhecida a nível nacional e internacional para uma multiplicidade de atores sociais.
As tecnologias da informação e da comunicação trouxeram profundas alterações ao mundo que conhecemos, contribuindo para uma modificação dos métodos de trabalho. Para além dos benefícios percecionados para as organizações, a sua implementação resultou também em repercussões na conciliação entre trabalho e família, percecionadas tanto positivas como negativas. Estas tecnologias permitiram a flexibilização do horário e do local de trabalho, conduzindo a uma perceção de maior controlo sobre a vida familiar e profissional; porém, criaram preocupações no que concerne à delimitação entre estes dois domínios.
O presente Trabalho Final de Mestrado tem como propósito compreender quais as implicações das novas tecnologias na conciliação trabalho-família dos/as trabalhadores/as de uma organização do setor do turismo, mais especificamente de uma agência de viagens. Para o efeito foram realizadas entrevistas individuais e procedeu-se à respetiva análise de conteúdo.
Foi possível concluir que o efeito das tecnologias na conciliação trabalho-família é sobretudo negativo, conduzindo a uma conectividade (quase) permanente, a qual penaliza a vida familiar. Os efeitos traduzem-se principalmente na perturbação da atenção dedicada à família, extensão do horário laboral e invasão do trabalho no tempo dedicado à família.
Trabalho final de Mestrado