Aluno: Leonor Tomaz Belchior
Resumo
O assédio sexual é um fenómeno persistente nas organizações. Os Gestores de Recursos Humanos precisam de estar informados da sua ocorrência, a fim de serem capaz de implementar políticas que visem eliminá-lo. No entanto, diversos estudos têm mostrado que as vítimas muitas vezes preferem permanecer em silêncio. Um pequeno número de estudos também demonstra que os observadores muitas vezes não tomam nenhuma ação.
O presente estudo analisa variáveis antecedentes para o silêncio das vítimas e dos observadores de situações de assédio sexual. Também tenta identificar as variáveis individuais e situacionais que influenciam o comportamento futuro em caso de ocorrência de tais incidentes.
No que diz respeito às variáveis antecedentes para o silêncio, utilizámos uma análise de regressão múltipla para identificar quais as variáveis que têm maior poder explicativo. Os resultados mostram que para as vítimas as ?emoções passivas?, o ?assédio mais grave? e as ?emoções ativas? são as variáveis retidas no modelo stepwise, explicando 71,7% da variância. Para os observadores o ?tipo de contrato de trabalho? foi a única variável retida, explicando 16,7% da variância.
Para identificar as influências no comportamento futuro em situações de assédio sexual, também utilizámos a análise de regressão. Os resultados mostram que para as vítimas o ?género?, o ?medo? e as ?emoções passivas?, foram as variáveis retidas explicando 27% da variância. Para os observadores a única variável retida foi novamente o ?tipo de contrato de trabalho, explicando 5,6% da variância.
Trabalho final de Mestrado