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Relação entre Responsabilidade Social Empresarial, Satisfação no Trabalho, Identificação com a Organização e Orientação para o Cliente: Análise de uma Instituição Bancária

Aluno: VerÓnica Patricia Mendes Dos Santos


Resumo
O presente trabalho visa o estudo da influência das perceções de responsabilidade social empresarial (RSE) sobre a satisfação no trabalho, identificação organizacional, e orientação para o cliente. Sendo este tema pertinente pois, torna-se importante o acesso às percepções dos colaboradores acerca das atividades de RSE, de modo a verificar se as mesmas, os afetam de um modo positivo ou negativo. O estudo foi realizado numa instituição bancária portuguesa, sendo assim aplicado a um conjunto de agências do concelho de Almada. Os resultados revelaram uma relação positiva e significativa entre as perceções de RSE e a identificação organizacional, satisfação no trabalho e orientação para o cliente, levando à confirmação das hipóteses construídas. Por seu turno, constatou-se ao contrário de estudos passados, que a satisfação no trabalho e a identificação organizacional não atuam enquanto variáveis mediadoras da relação entre RSE e orientação para o cliente. Por outro lado, observou-se que a importância atribuída à responsabilidade social, modera a relação entre a RSE e a orientação para o cliente. E por fim, ao decompor a RSE nas suas componentes verificou-se que a satisfação no trabalho dos indivíduos, é mais influenciada pelas políticas de RSE face aos funcionários e governo, enquanto que as politicas de RSE face ao governo são mais influentes na orientação para o cliente, e identificação organizacional, que também é influenciada pelas politicas de RSE face aos stakeholders.


Trabalho final de Mestrado