Aluno: Maria InÊs MagalhÃes Ramalho De Andrade E Sousa
Resumo
Atualmente, numa procura de manter a vantagem competitiva as empresas pretendem aumentar a produtividade e o lucro das organizações. Assim, utilizam o dinheiro para atrair, reter e motivar os seus colaboradores. A presente investigação teve como objetivo estudar a relação do Love of Money, termo dado às atitudes dos indivíduos relativas ao dinheiro segundos os fatores ?Importância?, ?Sucesso?, ?Motivador? e ?Rico?, com satisfação salarial e o engagement. Para tal, recorreu-se ao coeficiente de correlação de Pearson, cujos resultados comprovaram a existência de uma relação positiva entre a satisfação salarial e o engagement. Contudo, dada a diversidade demográfica da amostra não foi possível aferir a existência de relação do Love of Money ? satisfação salarial e Love of Money ? engagement. Assim sendo, procedeu-se a uma análise detalhada dos fatores de cada variável, com a introdução de variáveis de controlo (género, idade, salário mensal líquido e tempo no mercado de trabalho). Foi então possível aferir relações negativas entre o fator do Love of Money ?Rico? e o fator ?Benefícios? da satisfação salarial, entre ?Sucesso? e ?Estrutura/Administração? e entre o fator ?Rico? e os fatores ?Benefícios? e ?Aumentos?. Adicionalmente, foram estimadas relações negativas entre os fatores do Love of Money ?Sucesso? e ?Motivador? com o engagement.
Trabalho final de Mestrado