Search button

Desmotivação e auto-motivação nas organizações

Aluno: Renata Fabiana Portugal Moreira


Resumo
Este estudo teve por objetivo recolher as opiniões dos colaboradores sobre o que os motiva e desmotiva, e verificar as estratégias utilizadas pela gestão de recursos humanos para motivar os colaboradores. A pesquisa foi realizada aos colaboradores das três lojas Zara (cadeia de lojas multinacional da área têxtil) situadas no Algarve. Esta é constituída por cerca de 125 colaboradores. Foi realizada uma pesquisa quantitativa e qualitativa que usou, como instrumentos de colecta de dados, o inquérito por questionário e a entrevista. Os resultados recolhidos foram submetidos à análise estatística e interpretados à luz da teoria sobre a motivação. Estes indicam que o que motiva os trabalhadores são principalmente os factores de motivação pessoal, no entanto, e de uma maneira geral, os participantes não estão muito motivados para a actividade desenvolvida. Segundo os trabalhadores, as causas da desmotivação devem-se não só a fatores extrínsecos ao trabalho como o ambiente de trabalho e o salário, mas também a fatores intrínsecos ao trabalho, como o reconhecimento profissional e a natureza da tarefa.


Trabalho final de Mestrado