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Avaliação de desempenho de perfis comerciais: Impacto na satisfação e no turnover

Aluno: Catarina Vargas De Oliveira De Moraes Sarmento


Resumo
O presente trabalho pretende realizar uma análise da relação entre a Avaliação de Desempenho e a Satisfação no Trabalho e as intenções de Turnover. Esta análise será realizada para perfis comerciais. Em termos metodológicos foram recolhidos 130 questionários em 2017, tendo por base 5 escalas (Voz Instrumental, Voz Não-Instrumental, Justiça Distributiva, Satisfação, e Intenções de Turnover). A análise fatorial da escala de Satisfação revelou a existência de 4 dimensões (Satisfação com a conversa, Satisfação com a preparação, Motivos de Insatisfação e Consequências). Realizamos a análise de correlação das três variáveis consideradas como independentes (Voz Instrumental, Voz Não-Instrumental, Justiça Distributiva) com as variáveis consideradas dependentes (Satisfação e Turnover) e concluímos que: (i) a Voz Instrumental está positivamente associada à satisfação com a conversa e à satisfação com a preparação e negativamente associada com as intenções de turnover, (ii) a Voz Não-Instrumental está positivamente associada com a satisfação com a conversa e a satisfação com a preparação, mas não está significativamente associada com as intenções de turnover e (iii) a Justiça Distributiva está positivamente associada à satisfação com a conversa e à satisfação com a preparação e negativamente associada com as intenções de turnover.


Trabalho final de Mestrado