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Gerir a motivação dos trabalhadores numa organização pública

Aluno: Susana Perestrelo JÓnatas Dos Santos Barata


Resumo
Nos tempos que correm, as organizações defrontam-se com elevados níveis de competitividade, exigindo-lhes uma nova dinâmica de gestão, onde o capital humano que as integram se assume como o seu valor mais importante e o seu principal elemento diferenciador. Potenciar essa diferença desafia os seus gestores a focarem especial e permanente atenção ao estado de motivação dos trabalhadores. O presente estudo teve a finalidade de expor as atividades desenvolvidas durante o período de estágio curricular realizado no Município de Oeiras e incide maioritariamente na prática de alguns projetos fomentadores de motivação, com vista à promoção do bem-estar e produtividade dos seus trabalhadores. Tratando-se de um setor público, a sua concretização assume caraterísticas peculiares, uma vez que depende de restrições orçamentais na atual conjuntura económica, mas consonante com uma atitude de preocupação em respeitar as necessidades e expetativas pessoais e profissionais dos seus trabalhadores. Como sustento e melhor compreensão das atividades desenvolvidas, este relatório inicia-se com uma revisão de literatura, que elenca a temática sobre motivação, abordando algumas das suas teorias, bem como formas e expetativas de motivação no setor público, sucedida pelo enfoque de algumas práticas/ações promotoras de motivação, como recompensas, brainstorming, team building e acolhimento de trabalhadores. Seguindo-se a apresentação da entidade, esta contempla alguns indicadores de gestão percetíveis da especificidade do seu capital humano. Com o pressuposto de analisar a experiência de estágio, é feita uma breve análise das práticas descritas à luz do enquadramento teórico, bem como uma apreciação pessoal da mesma, terminando com algumas considerações finais.


Trabalho final de Mestrado