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UTILIZAÇÃO DE NUDGES NA FACILITAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL

Aluno: Mafalda Da Cruz Lemos


Resumo
Os estudos sobre a forma como as pessoas tomam decisões revelam que as escolhas são influenciadas por diferentes fatores. Estes estudos são importantes para várias áreas que intervêm no comportamento das pessoas, como a área da gestão de Recursos Humanos (RH). De acordo com a Teoria dos Nudges de Thaler e Sunstein (2018), pequenos “estímulos” podem ser utilizados de forma a prevenir ou desencadear um determinado comportamento, podendo, então, ser aplicados na gestão de RH para influenciar positivamente os comportamentos na direção adequada ao desempenho individual e organizacional bem sucedido. Este projeto pretende, através de uma abordagem experimental numa empresa de contact centre, analisar o efeito de três nudges diferentes em três grupos de tratamento e comparar os resultados com o grupo de controlo. O resultado esperado das condições experimentais consiste em direcionar o comportamento para a colocação dos documentos pessoais numa nova plataforma digital, na tentativa de obter melhores resultados do que a abordagem utilizada pela empresa (condição controlo). Concluiu-se, porém, que as condições experimentais não tiveram um efeito diferente da condição controlo, tendo sido igualmente ineficazes quanto a influenciar o comportamento dos colaboradores no sentido da proatividade de interação com a plataforma. As implicações para a prática e as limitações associadas a este projeto são discutidas no final do trabalho.


Trabalho final de Mestrado