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Análise da satisfação com o sistema de incentivos na realidade de um Call Center

Aluno: Jorge Miguel Nunes Carvalheiro


Resumo
Os call centre são uma opção cada vez mais difundida pelas empresas com necessidade de estabelecer comunicação com o cliente. Contudo debatem-se com diversas dificuldades, nomeadamente a elevada taxa de rotatividade e absentismo. Muitas vezes são reportados por parte dos trabalhadores poucos incentivos ao seu desenvolvimento pessoal e profissional. O objectivo deste estudo é o de compreender a satisfação com o sistema de incentivos num call centre e a receptividade à introdução de novos itens num modelo bastante focado nos benefícios pecuniários. A amostra em estudo é constituída por 228 trabalhadores de um call centre em Lisboa da EDP, à qual foi aplicado um questionário individual. Os resultados demonstram que existe uma insatisfação moderada com o sistema de incentivos vigente na empresa, verificando-se que 15% da amostra se encontra satisfeita, enquanto 64% se encontra insatisfeita, dos quais 15% se encontram muito insatisfeitos. Verificou-se ainda que quase todas as variáveis analisadas não apresentavam qualquer tipo de diferenças por grupo em relação à satisfação, exceptuando a antiguidade na empresa, para a qual se verificou uma diferença significativa nos trabalhadores com até 1 ano e entre 1 e 4 anos, esbatendo-se para os trabalhadores com maior antiguidade. Estes resultados sugerem que a insatisfação é geral e que apresenta características de uma satisfação resignada. Por último, a nível da receptividade a novos itens, verificou-se que os trabalhadores optaram por itens de carácter social e de valorização pessoal, tais como o seguro de saúde, folga extra, cursos de valorização profissional, entre outros.


Trabalho final de Mestrado