Aluno: Yien Yao
Resumo
Tendo como premissa o ambiente empresarial atual e os novos paradigmas da Gestão
Estratégica sobre a Organização Horizontal, esta dissertação de mestrado investiga as práticas
utilizadas e o modelo implementado na empresa chinesa Xiaomi Corp.
De acordo com a teoria das dimensões de Hofstede, a China é um País com elevado
índice de distância de poder, fruto de uma cultura muito hierarquizada, o que parece em termos
conceptuais ser incompatível com a gestão horizontal. No entanto, a Xiaomi é um caso de
sucesso.
Constituída em 2010, a Xiaomi desenvolve a sua atividade no sector das tecnologias de
informação e comunicação, tendo sido em 2014 como a empresa de tecnologia mais valiosa no
mundo, com uma avaliação de 46 mil milhões dólares (Osawa, Wong e Carew, 2014).
A recolha de informação foi realizada através de enquadramento bibliográfico sobre a
temática em análise, do qual se destaca um livro escrito pelo cofundador da empresa, Li
Wanqiang, e o trabalho de Geert Hofstede sobre as dimensões culturais. Para uma melhor
compreensão da relação existente entre a gestão horizontal e a cultura chinesa, foi ainda
analisada a informação disponibilizada pela própria empresa e realizadas entrevistas via Skype
e conversas por telefone com os trabalhadores.
A presente investigação visou também sensibilizar para a importância da estratégia
empresarial, do papel da seleção e recrutamento e da comunicação apoiada pela TI num
contexto empresarial caracterizado pela redução dos níveis hierárquicos e pela velocidade mais
rápida de execução.
Trabalho final de Mestrado