Search button

Explorar o Sucesso da Implementação da Gestão Horizontal na Empresa Xiaomi

Aluno: Yien Yao


Resumo
Tendo como premissa o ambiente empresarial atual e os novos paradigmas da Gestão Estratégica sobre a Organização Horizontal, esta dissertação de mestrado investiga as práticas utilizadas e o modelo implementado na empresa chinesa Xiaomi Corp. De acordo com a teoria das dimensões de Hofstede, a China é um País com elevado índice de distância de poder, fruto de uma cultura muito hierarquizada, o que parece em termos conceptuais ser incompatível com a gestão horizontal. No entanto, a Xiaomi é um caso de sucesso. Constituída em 2010, a Xiaomi desenvolve a sua atividade no sector das tecnologias de informação e comunicação, tendo sido em 2014 como a empresa de tecnologia mais valiosa no mundo, com uma avaliação de 46 mil milhões dólares (Osawa, Wong e Carew, 2014). A recolha de informação foi realizada através de enquadramento bibliográfico sobre a temática em análise, do qual se destaca um livro escrito pelo cofundador da empresa, Li Wanqiang, e o trabalho de Geert Hofstede sobre as dimensões culturais. Para uma melhor compreensão da relação existente entre a gestão horizontal e a cultura chinesa, foi ainda analisada a informação disponibilizada pela própria empresa e realizadas entrevistas via Skype e conversas por telefone com os trabalhadores. A presente investigação visou também sensibilizar para a importância da estratégia empresarial, do papel da seleção e recrutamento e da comunicação apoiada pela TI num contexto empresarial caracterizado pela redução dos níveis hierárquicos e pela velocidade mais rápida de execução.


Trabalho final de Mestrado