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Assimetrias de Género na(s) Engenharia(s): dinâmicas e desafios

Aluno: Catarina Alexandra Da Silva Teixeira


Resumo
Esta dissertação centra-se na representação de homens e mulheres nas Engenharias em Portugal. Pretende-se com a investigação realizada reunir evidência empírica que possa favorecer uma maior consciencialização em torno da necessidade de promoção da igualdade de género e, por conseguinte, da integração de mulheres em áreas de formação e em profissões de elevada hegemonia masculina, como é caso da Engenharia. O estudo coligiu e analisou dados estatísticos oficiais a nível nacional, respeitantes a alunos/as inscritos/as e diplomados/as nas diversas Engenharias do Ensino Superior (ES). Procurou-se, por esta via, apreender a existência de eventuais mudanças na sociedade portuguesa no sentido de um maior equilíbrio entre homens e mulheres na Engenharia e nas suas distintas especialidades. Essa informação foi comparada com os dados disponibilizados pela Ordem dos Engenheiros (OE), tanto no que diz respeito ao perfil de associados/as da OE como à composição dos respetivos órgãos sociais. Complementarmente, foram realizadas entrevistas a membros representantes destes órgãos. Por fim, procedeu-se a uma sistematização de boas práticas tanto a nível nacional como internacional. Esta investigação ambiciona contribuir para a desconstrução de conceções estereotipadas em torno do género e da Engenharia, assim como para a integração de princípios de igualdade de género nas organizações, através da implementação de políticas e práticas de Gestão e de Gestão Recursos Humanos (GRH) inclusivas.


Trabalho final de Mestrado