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Os fatores individuais nas redes de inovação

Aluno: Sofia Cristina Rodrigues Bernardo


Resumo
Com a emergência das novas tecnologias, as redes de inovação ganharam destaque. Estas desenvolvem um conjunto de novas oportunidades, de modo a potencializar os recursos económicos e financeiros. Os responsáveis pela gestão das redes possuem um papel preponderante para o desenvolvimento destas parcerias. No entanto, os fatores individuais e sociais têm sido descurados na literatura. O objetivo do presente estudo é averiguar os fatores individuais que influenciam as redes de inovação. De forma a alcançar o objetivo proposto, foram conduzidas entrevistas com os responsáveis das empresas / instituições (CEOs, CTOs, fundadores das empresas e gestores de inovação), de empresas privadas (start-ups e empresas estabelecidas) e empresas de suporte à inovação (por exemplo, centros de investigação e universidades) para averiguar como é que o fenómeno social opera no seu contexto natural. Como tal, tendo em conta o caráter exploratório da investigação, foram desenvolvidas 45 entrevistas a identidades envolvidas em processo de inovação em Portugal. Os resultados revelam quatro dimensões que promovem a qualidade e eficácia dessas interações, nomeadamente: profissionalismo; confiança; fluxo de conhecimento; e, proximidade / ligação. No final do trabalho, são apresentadas algumas limitações e pistas para futuras investigações.


Trabalho final de Mestrado