Aluno: MÓnica Solange De Jesus Pereira Martins
Resumo
Estudos anteriores mostraram que os Comportamentos de Cidadania Organizacional (CCO) influenciam a eficácia individual e organizacional. Este estudo analisou a influência das variáveis demográficas, das dimensões de três estilos de liderança (transacional, transformacional e passiva), dos resultados da liderança (percebidos pelos subordinados) e da personalidade proativa dos trabalhadores, nos seus CCO.
Este estudo foi realizado na Força Aérea Portuguesa. Um questionário individual foi distribuído a 820 trabalhadores civis (Técnicos Superiores, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais), tendo sido recebidos 424 (51,95%) questionários válidos.
Os resultados mostraram que é a dimensão laissez-faire do estilo de liderança passiva que apresenta maior poder explicativo na variação dos CCO, pela negativa. As variáveis seguintes retidas pelo modelo explicativo da variação dos CCO são a personalidade proativa, o nível de escolaridade e outra dimensão do estilo de liderança passiva, a dimensão gestão por exceção passiva. Este modelo explica 35,9% da variância dos CCO. Verificou-se ainda que os resultados da liderança, através das dimensões eficácia e satisfação, medeiam a relação entre a liderança passiva e os CCO.
Contrariamente ao esperado e embora a liderança transacional e transformacional tenham correlações positivas com os CCO, nenhum destes estilos de liderança é retido no modelo explicativo dos CCO.
Trabalho final de Mestrado