Aluno: Margarida Maria Marchà Xerez Lamelas
Resumo
A par do seu elevado crescimento nos últimos anos, o setor da Hotelaria e Turismo em Portugal depara-se atualmente com uma elevada escassez de mão-de-obra qualificada. Essa escassez é, por um lado, devida à fraca atratividade do setor por parte dos jovens graduados e, por outro lado, um resultado das dificuldades na retenção de recursos humanos.
Para encontrar soluções para este problema, tem vindo a ser sublinhada a importância de se conhecer as expectativas de carreira dos estudantes de Hotelaria e Turismo, o que motivou a realização do presente estudo.
Neste estudo utilizou-se uma metodologia mista, que envolveu, numa primeira fase, 16 entrevistas a profissionais com experiência na área de Hotelaria e Turismo e, numa segunda fase, um inquérito por questionário a 180 estudantes de cursos de Hotelaria e Turismo na zona de Lisboa.
Os resultados obtidos realçam como principais expectativas o reconhecimento pelo trabalho realizado e a progressão de carreira. Verificou-se ainda que a imagem de prosperidade do setor é um dos fatores aliciantes e que, tanto os inquiridos como os entrevistados, têm uma visão realista sobre a precariedade do setor, quer a nível salarial, quer a nível da natureza do trabalho.
Trabalho final de Mestrado