Aluno: InÊs Filipa Da Silva Terra
Resumo
A crise de saúde pública, provocada pela Covid-19, levou à necessidade de uma rápida adaptação a esta nova realidade por parte das empresas. Como tal, a Gestão de Recursos Humanos teve que encontrar soluções para proteger os seus colaboradores e negócios.
Devido a esta situação, tornou-se pertinente compreender o impacto da Covid-19 no funcionamento organizacional e na Gestão do Stress dos colaboradores do Hospital da Horta, E.P.E.R. (HH), nos Açores.
De forma a alcançar os objetivos estipulados optou-se pela metodologia qualitativa. Assim sendo, foi realizado um estudo com 10 colaboradores de serviços distintos do HH, aos quais foram aplicadas entrevistas semidiretivas. Posteriormente, estas foram objeto de uma análise de conteúdo.
Os resultados do estudo indicam que a pandemia teve um grande impacto no HH, nas rotinas dos colaboradores e na sua esfera pessoal. Os colaboradores que se mantiveram a prestar cuidados presencialmente no HH mencionaram uma sobrecarga de trabalho e horas de serviço, enquanto que os colaboradores em teletrabalho mencionaram o impacto do confinamento no seu bem-estar devido à dificuldade em dormir, ansiedade e medo de serem infetados, consequentemente, o equilíbrio trabalho-família também foi afetado. Os colaboradores não demonstraram um nível elevado de stress, como seria de esperar. Foram ainda identificadas algumas aprendizagens, a nível tecnológico, relacionadas com o trabalho à distância e no hospital. Esta pandemia obrigou a instituição a adotar mudanças nas suas políticas e estratégias de GRH, nomeadamente no recrutamento, formação e avaliação de desempenho.
A investigação futura deverá debruçar-se sobre o teletrabalho em situações de crise.
Trabalho final de Mestrado