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Digitalização e Competências do Gestor de RH: Um estudo exploratório

Aluno: Rui Diogo Dias TomÉ MagalhÃes Viola


Resumo
A função de recursos humanos tem vindo a ser forçada a reinventar-se devido ao contexto de mudança tecnológica e de digitalização. A nível empresarial, surge uma oportunidade de diferenciação por essa via. Com a reformulação da função de Recursos Humanos para um papel mais estratégico, existe alguma incerteza acerca do papel que o gestor de RH desempenha neste tipo de questões e até que ponto é que este profissional consegue participar. Deste modo, o presente trabalho visa contribuir para a compreensão e explicação destas questões. Tendo em conta este objetivo, foi utilizada uma metodologia qualitativa e entrevistas semi-directivas, de modo a analisar as perceções e experiências de treze gestores de RH que trabalham em setores de atividade variados em relação às funções que desempenham e que se encontram relacionadas com processos digitais. A análise de contéudo realizada às entrevistas permitiu concluir que as principais tecnologias que se revelaram como fonte de vantagem competitiva são as que proporcionam a automatização de tarefas e a diminuição do erro humano. O gestor de RH possui um papel fulcral no processo de introdução de tecnologia na organização. Por sua vez, a competência que revelou maior presença foi a de Ativista Credível, que incide na construção de relações pessoais com os trabalhadores, seguida do Posicionador Estratégico, Campeão da Cultura e Mudança, e Curador do Capital Humano. No entanto, desde o início de funções, regista-se um maior crescimento do papel de Posicionador Estratégico. Por fim, a digitalização altera sobretudo o modo de execução de uma tarefa, e sugerimos que também modifica lentamente, e em segundo plano, o papel do gestor de RH que é traduzido pela competência de Ulrich.


Trabalho final de Mestrado