Aluno: Mauro Jorge Lopes DamiÃo
Resumo
Face às várias mudanças a que o mundo global tem vindo a registar, a criatividade tem sido vista como um elemento chave para a vantagem competitiva das organizações que nele actuam. Esta visão sobre a criatividade tem motivado o desenvolvimento de vários estudos nos últimos anos. Tais estudos têm vindo a demonstrar que tal vantagem competitiva e outros resultados favoráveis ? tendem a surgir com maior facilidade quando a criatividade é abordada em função das características do seu contexto. Isto, por ser a criatividade, uma componente inerente ao ser humano, e por a sua integral compreensão, passar necessariamente pelo estudo do contexto em que este está inserido.
Este trabalho visou perceber como é que a criatividade é compreendida em contextos culturais organizacionais diferentes, tendo como campo de estudo o contexto das Forças Armadas Angolanas e Portuguesas.
Para a concretização dos objectivos previamente propostos, foram realizadas entrevistas de tipo semi-estruturadas, dirigidas presencialmente a 20 militares ? 10 de cada um dos contextos, tendo-se obtido uma taxa de 100% de participação. Estas entrevistas foram analisadas recorrendo à técnica de análise de conteúdo temática (Bardin, 1977).
Os resultados alcançados ilustram que as diferenças culturais e as necessidades de índole organizacional e de desenvolvimento ? levaram a que a criatividade fosse compreendida de forma diferente nos dois contextos estudados.
Trabalho final de Mestrado