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A Comunicação Interna e o Stress dos Colaboradores

Aluno: Margarida Da Silva Carmo Duarte


Resumo
RESUMO O presente estudo teve como objetivo a análise da perceção da quantidade e qualidade da comunicação como fator influenciador de cinco dimensões do stress, tais como o apoio das chefias e dos pares, as exigências do trabalho, o controlo sobre o que são as suas competências, a tarefa desempenhada e os relacionamentos com os colegas e os superiores hierárquicos. O estudo foi realizado com uma amostra constituída por 171 inquiridos, atualmente empregados, aos quais foi aplicado um questionário, recorrendo ao método snowball. Para analisar as relações que se estabelecem entre as variáveis em estudo recorreu-se à técnica de regressão múltipla, de forma a criar um modelo explicativo. Assim sendo, incluímos, como variáveis dependentes, a comunicação e as variáveis demográficas (idade, género, habilitações académicas e cargo) e, como variáveis independestes, as cinco dimensões do stress. Os resultados demonstram que a comunicação é a única variável retida pelos modelos explicativos do Stress_Apoio, explicando 55,3% da variância, do Stress_Exigências, explicando 4,9% da variância, do Stress_Controlo, explicando 41,4% da variância e do Stress_Relacionamentos, explicando 25,4% da variância. O modelo do Stress_Tarefas retém, ainda, o cargo, e explica 26,2% da variância.


Trabalho final de Mestrado