Search button

Endomarketing: Uma estratégia no aumento do valor da marca interna do empregador

Aluno: Ana Filipa Tabuas Martins Coelho


Resumo
A marca corporativa é composta por elementos emocionais e racionais e uma mudança nas mensagens que são enviadas através da empresa aos seus stakeholders, pode provocar variações nas suas percepções, afectando o seu ambiente. O employer branding como uma das dimensões da marca, foca-se na interacção da organização com os seus recursos humanos, actuais (dimensão interna) e potenciais (dimensão externa). O seu branding interno representa assim, a identidade e imagem que os colaboradores têm relativamente à organização. O endomarketing pretende ser uma nova abordagem no tratamento diferenciado dos colaboradores de forma a produzir efeitos positivos nas suas percepções. Através dos conceitos de marketing, nesta nova perspectiva, o colaborador é considerado um cliente interno, traduzindo-se num segmento de mercado específico para a organização e com acções específicas e direccionadas a ele. Este trabalho pretendeu responder à questão de investigação: “Como poderá a marca interna da organização em estudo ser melhorada através do endomarketing?”. Seguindo os referenciais teóricos sobre os temas, foi realizado um estudo de caso numa organização portuguesa da área das tecnologias da informação. Foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através de inquérito. A reflexão sobre os conceitos acima descritos e a análise sobre os resultados das dimensões estudadas sobre a marca interna da organização contribuíram para um maior conhecimento da realidade em estudo mas também de acções que poderão ser aplicadas de modo a criar emoções mais positivas e integradoras na organização.


Trabalho final de Mestrado