Search button

O IMPACTO DO BEM-ESTAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NO ENVOLVIMENTO ACADÉMICO

Aluno: Ana Filipa Teves Almeida


Resumo
O bem-estar dos estudantes é parte integrante e indispensável para a sustentabilidade social das instituições de ensino superior. O bem-estar dos estudantes tem igualmente vindo a ser associado a melhor desempenho escolar e um maior envolvimento académico, ou seja, o tempo, energia e recursos que os estudantes despendem em atividades académicas destinadas a melhorar a sua aprendizagem. A pandemia COVID-19 constituiu uma ameaça ao bem-estar psicológico dos estudantes universitários, devido às profundas alterações no método de ensino, que passou a ser online, e, sobretudo ao isolamento social durante os períodos de confinamento. Assim, o objetivo deste estudo constituiu em avaliar os níveis de bem-estar dos estudantes universitários durante a segunda vaga da pandemia e as suas repercussões no envolvimento académico dos estudantes. O presente estudo, suportado num inquérito por questionário, foi realizado numa instituição de ensino superior da área de Lisboa envolvendo de 232 estudantes dos três ciclos de estudo - licenciatura, mestrado e doutoramento - durante o período de março a abril de 2021. Utilizou-se para a análise dos dados o SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 26. Os resultados do estudo evidenciam níveis médios de bem-estar nos estudantes inquiridos. Verifica-se que o bem-estar geral impacta significativa e positivamente no envolvimento académico, sendo que as emoções negativas impactam negativamente no vigor e na dedicação, a realização pessoal impacta positivamente no vigor e os relacionamentos de apoio impactam positivamente na absorção. Existem diferenças, ainda, estatisticamente significativas de género em relação ao bem-estar e às dimensões emoções positivas, emoções negativas, relacionamentos de apoio, significado de vida, dedicação e absorção.


Trabalho final de Mestrado