Search button

A gestão de competências num Instituto da Administração Pública Portuguesa: Abordagem exploratória ao SIADAP

Aluno: Ana Marta Pinto Adelino


Resumo
A presente pesquisa procura compreender a partir do processo de avaliação de desempenho, seguido na Administração Pública Portuguesa, a relação existente entre a avaliação das competências e a formação. Tendo em conta o carácter pouco explorado da temática optou-se por seguir a metodologia de estudo de caso num Instituto Público da Administração Central do Estado. Concretamente, o Sistema Integrado de Gestão e Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) consistiu no principal objecto de estudo desta pesquisa. A recolha de dados incidiu nos resultados de avaliação de desempenho dos dirigentes (SIADAP 2) e colaboradores (SIADAP 3) obtidos nos anos de 2009 e 2010 assim como no registo das acções de formação efectuadas no mesmo período. Os resultados revelam que, por um lado, o SIADAP pode ser utilizado como um instrumento de gestão de competências, como também se mostra bastante útil na aferição de necessidades de formação, desde que seja minimizada a sua subjectividade. Finalmente, o trabalho pretende demonstrar a utilidade de análises circunscritas a instrumentos de gestão de RH utilizadas nas organizações, neste caso na administração pública. As análises à posteriori podem trazer às próprias instituições dados relevantes sobre a eficácia dos instrumentos de gestão de competências e contribuir para políticas e práticas de recursos humanos mais ajustadas a cada caso organizacional.


Trabalho final de Mestrado