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O ENSINO ONLINE E O BEM-ESTAR DOS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Aluno: InÊs Sofia Batista Rodrigues


Resumo
As instituições de ensino superior estão cada vez mais conscientes da necessidade de alargar os objetivos desde a sustentabilidade ambiental e económica à sustentabilidade social, incorporando assim preocupações com a sua dimensão humana, nomeadamente com o bem-estar dos seus colaboradores. A pandemia COVID-19 conduziu ao encerramento físico das instituições de ensino superior e à aceleração da digitalização e conversão do ensino tradicional para o ensino à distância. Tendo em consideração o impacto destes processos na atividade docente, afigura-se relevante conhecer a satisfação do corpo docente com o ensino online e o impacto deste no seu bem-estar. Este foi o principal objetivo do presente estudo. Através de uma amostra de 102 docentes de uma instituição de Ensino Superior de Lisboa, procurou-se analisar o impacto da satisfação com o ensino online na qualidade de vida no trabalho, enquanto medida do seu bem-estar. Os resultados indicam níveis baixos de satisfação com o ensino online, e níveis satisfatórios de qualidade de vida no trabalho. Estes últimos devem-se sobretudo às boas condições de trabalho, bem-estar geral, equilíbrio família-trabalho e satisfação com o trabalho e a carreira. A baixa satisfação com o ensino online deve-se sobretudo à falta de contacto com os alunos, à menor participação destes alunos nas aulas à distância e à maior carga de trabalho decorrente da introdução súbita deste método de ensino durante a pandemia. No entanto, os inquiridos estão satisfeitos com a tecnologia e a flexibilidade associadas ao ensino online. Os docentes mais novos, os convidados e os que têm agregados familiares de mais de dois elementos são os que se mostram mais satisfeitos com o ensino online. Estes últimos mostram também maior satisfação com o trabalho e a carreira. Verificou-se ainda que a satisfação com o ensino online impacta positiva e significativamente no bem-estar geral dos docentes, na sua satisfação com o trabalho e a carreira e no equilíbrio família-trabalho. Daqui resultam implicações teóricas e práticas das quais se dá conta neste trabalho.


Trabalho final de Mestrado