Aluno: InÊs Filipa Francisco Almeida
Resumo
A existência de Códigos de Ética nas organizações, quando bem implementados e divulgados, revelam ser essenciais no espelhar de um comportamento organizacional adequado perante a sociedade. Podem ainda potenciar a diferenciação da empresa perante a concorrência, além de prevenir possíveis fraudes. Esta dissertação tem por objetivo o estudo dos Códigos de Ética em quatro empresas, designadamente, a GALP e as Águas de Portugal dos setores básicos, a NOS das telecomunicações e a SONAE do setor do retalho, comparando-os com os preceitos enunciados na Norma Portuguesa de Ética - NP 4460-2.
A metodologia adotada foi de carácter qualitativo, tendo-se optado pela aplicação de inquéritos, em colaboração com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE).
Concluiu-se que se verificam desigualdades na forma como cada organização estrutura, implementa e monitoriza o Código de Ética. Ainda que todas demonstrem cuidado com a sua importância, o que pode ser constatado, à partida, pelos seus valores e missão, tais diferenças manifestam-se quando analisadas individualmente à luz dos requisitos da NP 4460-2.
Trabalho final de Mestrado