Search button

A Formação na Fnac Portugal

Aluno: Andreia Alexandra Machado Monteiro


Resumo
A formação nas empresas tem constituído um importante instrumento de suporte para as profundas e constantes inovações que as organizações têm vindo a sofrer. Atualmente a formação é vista por muitas organizações como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores. Importa destacar como ponto bastante positivo a importância que a Fnac atribui à formação na medida em que investe muito na formação dos seus colaboradores ao longo do ano colocando à disposição dos mesmos inúmeras opções de escolha de ações de formação procurando que todos os colaboradores participem em pelo menos uma ação de formação por mês. A verdade é que a Fnac consegue mobilizar a maioria dos seus colaboradores para assistir às formações, a taxa de sucesso ao final do ano de presenças é bastante positivo. Como nada é perfeito, identifiquei um ponto a melhorar quanto à gestão da formação. A avaliação é o ponto fraco da Fnac, uma avaliação a longo prazo permitia perceber o impacto da formação no colaborador, por outro lado devia ser dada a importância devida às folhas de avaliação dos formadores e dos formandos que por vezes acabam por ter observações construtivas que podiam ser aplicadas. No entanto, percebi que na área da formação a chave para o sucesso é a organização. Sem organização o fracasso é evidente e o sucesso difícil de atingir, esta acabou por ser a grande lição assimilada com este estágio.


Trabalho final de Mestrado