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O Comprometimento Organizacional na área de IT: um estudo de caso

Aluno: Ana Catarina Da Costa Silva


Resumo
O mercado de trabalho das TIC é um dos setores que apresentam maiores taxas de rotatividade. A dificuldade em manter os colaboradores na organização tem-se traduzido em muita instabilidade e está associada a elevados custos. Assim sendo, o presente estudo visa conhecer o mercado das TIC e o que estes profissionais mais valorizam para que as empresas se consigam desenvolver internamente de forma a promover o comprometimento organizacional. Numa primeira etapa, através da revisão de literatura, são clarificados os conceitos de compromisso organizacional e outros conceitos associados como a satisfação laboral, a motivação e a confiança. Em seguida, através da análise dos dados, procura-se conhecer os fatores que os profissionais das TIC mais valorizam numa organização. O fator com maior impacto é o ambiente organizacional com uma média de 5,4 (numa escala de 0 a 6). Em seguida encontremos fatores como a possibilidade de evolução de carreira e uma avaliação de desempenho justa, com uma média de 5,3 e 5,2, respetivamente. Para irmos mais longe e para que se perceba a que tipo de comprometimento os colaboradores estão associados, foi feita uma análise com base no Modelo das 3 Dimensões de Meyer e Allen (1991) tendo-se concluído que os colaboradores da IT People estão mais comprometidos afetivamente em comparação com o comprometimento normativo e instrumental. Com este estudo, pretende-se que futuramente as empresas tecnológicas tenham em conta todos os aspetos/políticas mencionadas no presente estudo para que a taxa de turnover baixe e consequentemente o comprometimento para com a organização aumente.


Trabalho final de Mestrado