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GESTÃO DO CONHECIMENTO UNIVERSITÁRIO: ESTUDOS COMPARATIVO ENTRE PORTUGAL E BRASIL

Aluno: Alexandre GuimarÃes David


Resumo
O trabalho objetiva a realização de um diagnóstico das práticas administrativas de diferentes universidades, identificando o grau de institucionalização da Gestão do Conhecimento administrativo e os fatores que põem elementos facilitadores e/ou de obstáculos a esse tipo de gestão. A investigação se realizou em duas universidades, uma de Portugal e outra do Brasil, com vistas à comparação dos resultados obtidos. Considerando as características da população investigada optou-se por uma abordagem quantitativa, recorrendo à aplicação de questionários estruturados. O trabalho foi complementado com a análise de dados e documentos das respectivas universidades. Os resultados sugerem que apesar dos colaboradores das instituições analisadas considerarem o tema como prioridade na organização, existe um baixo grau de institucionalização e de adoção das práticas da Gestão do Conhecimento. Na universidade brasileira analisada, algumas práticas até possuem considerável grau de implantação e alcance, porém sem indicar alinhamento com os objetivos estratégicos. Na universidade portuguesa, a adoção de práticas se mostrou incipiente. A investigação centrada em apenas duas universidades não permite a generalização dos dados para as universidades de Portugal e do Brasil. A escolha por uma abordagem quantitativa dificultou a apresentação dos motivos para os resultados encontrados. O documento apresenta pistas sobre como as universidades vem gerindo o conhecimento administrativo, preenchendo uma lacuna no estudo comparativo entre universidades do Brasil e de Portugal.


Trabalho final de Mestrado