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Gestão e Avaliação de Desempenho numa Fintech: Proposta de Reformulação do Processo

Aluno: Ana Sofia Almeida LourenÇo


Resumo
A gestão de desempenho constitui uma ferramenta imprescindível na gestão de recursos humanos, tanto para as organizações como para os colaboradores na medida em que permite tecer considerações qualitativas e quantitativas relativamente ao desempenho dos colaboradores. Permite igualmente um ajuste entre as práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia organizacional. O seu objetivo principal, quando bem implementada, assenta em motivar e aperfeiçoar as competências do capital intelectual da organização. O presente projeto decorre numa organização financeira – Fintech – e visa analisar a avaliação de desempenho implementada atualmente na empresa. Alicerçada na literatura relativa a este tema, pretende-se explorar as vantagens e desvantagens da Avaliação de Desempenho (AD), dos seus diversos métodos e, tendo em conta a caraterização dos recursos humanos da organização, sugerir uma nova proposta de Gestão de Desempenho (GD), adequada à realidade da organização em estudo. Este estudo foi alicerçado em técnicas como a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Face aos resultados obtidos foi possível a identificação e análise das lacunas existentes no modelo implementado e ainda as necessidades de reformulação do mesmo. Identificadas essas lacunas, é apresentada uma proposta de reformulação, com suporte a uma Gestão por Objetivos aliada a uma Gestão por competências, a um Feedback 360o e ainda à entrevista de AD, que poderá contribuir para ultrapassar os aspetos negativos do processo existente.


Trabalho final de Mestrado