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Desenvolvimento da Inteligência Emocional: Aplicação de Metodologias Participativas em Grupos de Alunos de MGRH

Aluno: InÊs Urmal Fernandes


Resumo
Para as entidades empregadoras as competências técnicas dos recém-licenciados são imprescindíveis. Mas além dos saberes técnicos, cada vez mais são valorizadas pelas empresas as competências emocionais e sociais dos recursos humanos. Cabe assim, também ao gestor de recursos humanos o papel de possibilitar o desenvolvimento da inteligência emocional dos colaboradores. Deste modo, é importante que a formação a nível de gestão de recursos humanos faculte aos seus alunos exercícios orientados para a ampliação e consolidação de conhecimentos nesta área. O presente trabalho tem como principal objetivo de investigação, explorar as possibilidades de desenvolver competências a nível de inteligência emocional num contexto de formação académica, como o mestrado de GRH. Pretende igualmente testar as possibilidades desta temática ser abordada através de metodologias participativas e dinâmicas de grupo. Por fim, procura refletir a perspetiva dos alunos do 2ºciclo, nesta área de formação, acerca da importância dada à inteligência emocional. O estudo baseia-se numa dinâmica de grupo organizada em três sessões distintas, com a participação de um total de 18 alunos finalistas do mestrado de GRH do ISEG, do ano letivo de 2012/2013. Os dados obtidos permitem concluir que é possível desenvolver competências emocionais no mestrado de GRH, através de dinâmicas de grupo. Sublinhe-se ainda que estas metodologias são percecionadas positivamente pelos alunos, uma vez que referem que estas contribuíram para uma aprendizagem mais consolidada na área, reconhecendo assim a importância do domínio das competências emocionais.


Trabalho final de Mestrado