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A Gestão de Talento na Portugal Telecom

Aluno: Gustavo Miguel GonzÁlez LuÍs


Resumo
Com o fito de consolidar o conhecimento académico e teórico apreendido no mestrado de GRH, optei pela elaboração de um estágio. Assim, surgiu a oportunidade de estagiar, durante cerca de três meses,na Portugal Telecom. Integrei a Direcção de Desenvolvimento e Liderança e o estágio teve um enfoque substancial nas actividades inerentes à gestão de talento. Conceptualmente, esta locução tem que ver com o processo de atrair, desenvolver, gerir e avaliar os colaboradores de elevado valor para uma organização, o que traz muitos benefícios ao indivíduo e à organização. No contexto da PT, verificou-se que as actividades de gestão de talento são instrumentalizadas numa lógica estratégica e cumprem, na generalidade, os requisitos de sucesso elencados pelos autores. Entre estes destacam-se as condições críticas afectas às várias fases ? diagnóstico (alinhamento corporativo), assessment (de potencial e de desempenho), design do programa (definição de objectivos e expectativas e concessão de reais oportunidades de desenvolvimento), implementação, apoio on-the-job (da gestão de topo, gestão de linha e departamento de Gestão de Recursos Humanos) e avaliação. Porém, percebeu-se a existência de algumas lacunas, nomeadamente nas fases de assessment e de avaliação, as quais se revelaram lesadoras. Após o término do estágio, pôde concluir-se que a PT é uma empresa que persegue a senda da excelência, detendo boas práticas em matéria de gestão de talento. Por fim, recomendações académicas (futuras produções da literatura) e práticas (sugestões para a PT) serão lançadas e devidamente alicerçadas.


Trabalho final de Mestrado