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Relação entre os estilos de liderança e a satisfação em contexto de mudança numa instituição bancária: Abordagem ao líder intermédio

Aluno: Susana Raquel InÁcio Veiga GonÇalves


Resumo
Desde a crise do subprime com a queda do Lehman Brothers em setembro de 2008, o setor bancário assumiu consequências e alterações ao seu funcionamento. Também a forma de estar dos clientes alterou, em Portugal com a queda do BPP e do BPN, a aquisição do Banif, a resolução do BES, leva a que hoje os clientes sejam mais exigentes, mais informados, mais complexos nas suas escolhas colocando-as em causa muitas vezes. Neste contexto adverso de fortes alterações, os líderes intermédios pelo seu posicionamento na hierarquia assumem um papel de extrema importância. São estes que têm uma posição privilegiada e consequentemente um envolvimento e uma influência junto dos colaboradores, contribuindo de forma decisiva para o sucesso da organização, pois são eles que podem ?fazer acontecer?. A literatura reforça que a liderança transformacional é a mais eficaz em momentos de mudança e no mesmo sentido numa maior satisfação com o líder. Tendo por base a análise dos líderes intermédios de uma instituição bancária portuguesa, os principais objetivos deste estudo são, por um lado, identificar o estilo de liderança predominante, por outro aferir se existe relação entre o estilo de liderança e a satisfação com o líder e por último analisar se os estilos de liderança se coadunam com os necessários em momentos de mudança. Os resultados do estudo reforçam que a liderança transformacional segue na mesma direção da satisfação com o líder, havendo uma relação direta e positiva nos momentos de mudança.


Trabalho final de Mestrado