Aluno: Liane Sofia Martins Moleiro
Resumo
Resumo
Para acompanharem o contínuo processo evolutivo e simultaneamente alcançarem os seus próprios objetivos organizacionais, as empresas possuem as suas próprias políticas de desenvolvimento e tomam decisões que, por vezes, podem não cumprir certos parâmetros considerados éticos dentro de conceitos e regras universais.
Nos primórdios da década de 1990, os conceitos de ética e responsabilidade social começaram a tornar-se parte da agenda empresarial internacional, deste modo, o objetivo do presente trabalho consiste, em analisar detalhadamente em que medida a empresa em análise acompanha e integra uma agenda que se insere nos padrões considerados éticos. Para responder a esta questão global será efetuada uma revisão da literatura baseada numa análise da ética empresarial, enquanto campo da ética aplicado às empresas.
Foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas a colaboradores de uma empresa no setor da aviação em Portugal. O tratamento dos dados foi realizado através do método de análise de conteúdo com recurso ao software MaxQDA.
Concluiu-se que os colaboradores estão satisfatoriamente dentro do significado de ética empresarial, assim como o departamento de recursos humanos também possui algumas preocupações a esse nível, mais precisamente em termos de medidas não discriminatórias, contudo este último possui sérias lacunas no que respeita à implementação do código de ética.
Trabalho final de Mestrado