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Co-criar, agir e transformar: um estudo empírico da Teoria U em Portugal

Aluno: InÊs CampeÃo Pereira Rocha


Resumo
A presente tese de mestrado tem como principal objectivo analisar o impacto da teoria U no processo de transformação individual através do projecto Ulab - ISEG. Este caso empírico realizou-se na faculdade Lisbon School of Economics & Business da Universidade Lisboa. A análise enquadra-se numa perspectiva da Gestão de Recursos Humanos, dando ênfase aos temas relacionados com a gestão de equipas, a gestão da mudança e a formação e desenvolvimento. A relevância deste estudo justifica-se através da escassez de publicações académicas relacionadas com os resultados obtidos através do processo de transformação individual proposto pela Teoria U. A principal abordagem metodológica adoptada foi a etnografia cujo trabalho de campo realizou-se durante dez meses. O trabalho de campo foi complementado por dezoito entrevistas a participantes do projeto Ulab - ISEG e elementos considerados pioneiros da Teoria U em Portugal. Esta dissertação apresenta informação sobre os aspetos positivos de transformação individual obtidos através do processo da Teoria U, os principais obstáculos a nível individual, os protótipos que emergiram e também aspetos que necessitam de ser melhorados na e pela teoria. Permite também refletir sobre o desenvolvimento desta teoria no contexto português e as aplicações atuais da Teoria U no contexto empresarial.


Trabalho final de Mestrado