Search button

O LinkedIn como ferramenta de recrutamento: A perspetiva dos recrutadores no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação

Aluno: Afonso Fonseca De Aguilar


Resumo
A introdução de novas tecnologias no recrutamento aumentou consideravelmente a eficiência e a eficácia no processo. As redes sociais, em particular, o LinkedIn, atuam, atualmente, como uma importante ferramenta de atração e seleção de candidatos no mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) português. O principal objetivo deste estudo é investigar, compreender e avaliar o impacte e a influência do LinkedIn no processo de recrutamento e seleção atual, no setor das TIC. Participaram no estudo 72 recrutadores que atuam no setor das TIC tendo sido utilizada como metodologia uma metodologia quantitativa. Os resultados revelaram a pertinência na utilização dos métodos tecnológicos no processo de recrutamento atual. Os métodos mais utilizados pelos inquiridos são as ?Redes Sociais? e os ?Sites de Emprego?. A análise de dados demonstrou que a rede social LinkedIn é uma ferramenta de recrutamento comumente utilizada entre os recrutadores do setor das TIC, pelas vantagens que lhe são reconhecidas. Concluiu-se que as técnicas de recrutamento online poderão ser complementares às técnicas de recrutamento tradicional, atuando como facilitadoras no processo de atração de candidatos e triagem dos mesmos.


Trabalho final de Mestrado