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Impressões e Pré-Impressões de Consultores de Recrutamento na Seleção de Candidatos: Estudo Exploratório sobre as Estratégias Cognitivas dos Consultores

Aluno: Ana Sofia Ferreira Amorim


Resumo
Neste estudo exploratório procuramos entender as perceções dos consultores em situação de seleção de candidatos. O trabalho interessa-se particularmente pela formação da impressão e a influência destas impressões na avaliação de candidatos, ou seja, na tomada de decisão do/a consultor/a/recrutador/a. A metodologia usada é exploratória e qualitativa. Foi construído um focus group onde se organizou várias etapas de uma discussão em torno destas questões na prática dos consultores de recrutamento. Uma das ferramentas aplicadas, chamada de Histórias Contadas, permite obter dados qualitativos para a investigação sendo a análise baseada em discursos e observação participante. Na sessão, participaram oito Consultores de Recrutamento de uma Multinacional de Recrutamento Especializado. Através dos resultados obtidos verificou-se existir uma consciência, por parte dos consultores, acerca do processo cognitivo da formação de impressões e da influência que as impressões têm no processo de seleção. Constatou-se que os consultores reconhecem a existência de fatores que podem influenciar a validação do/a candidato/a. Finalmente, a situação de focus group permitiu mostrar que a grande maioria dos consultores nunca pensou sobre a questão da formação de impressões. Tal conclusão, apesar de exploratória indicia, por um lado, a necessidade de maior investigação nesta área, e por outro, de um trabalho de sensibilização dos consultores de recrutamento acerca deste processo. A qualidade de uma política de recursos humanos a nível do recrutamento dependerá da forma como os consultores de recrutamento irão lidar com os enviesamentos do próprio processo percetivo.


Trabalho final de Mestrado