Aluno: Paulo Lussamba Da Cunha Bucassa
Resumo
O presente estudo teve por objectivo verificar se existem diferenças de comprometimento e cultura organizacional entre duas instituições do ensino superior: uma do setor privado e outra do setor público. No seguimento de uma revisão da literatura, colocaram-se algumas hipóteses, nomeadamente: nível superior de comprometimento na universidade privada; cultura mais orientada para o clã e mercado na universidade privada. Ao passo que para a universidade pública, tendo maior dependência do estado, espera-se um nível inferior de comprometimento e uma cultura mais orientada para hierarquia.
Está investigação integrou uma metodologia quantitativa, com recurso a utilização do constructo comprometimento que tem por base o quadro teórico de Meyer & Allen (1991) nas três componentes: afectiva, calculativa e normativa, e do constructo cultura que é baseado no quadro teórico de Deshpandé, Farley & Webster (1993), nas suas quatro tipologias: clã, adocracia, hierarquia e mercado. Foram inqueridos 42 docentes da universidade pública e 85 docentes da universidade privada.
O resultado do estudo empírico revela um maior nível de comprometimento na universidade privada do que na universidade pública. Para cultura organizacional, o estudo mostra não existir uma cultura dominante nas universidades, embora a universidade pública apresenta uma tendência orientada para a cultura de mercado e a universidade privada uma orientação para cultura clã. Também foram estudadas algumas relações que mostram existir associação positiva entre o comprometimento afectivo e a cultura clã e a inexistência de associação entre a cultura hierárquica e o comprometimento calculativo.
Trabalho final de Mestrado