Search button

o processo de avaliação de desempenho numa consultora de sistemas de informação

Aluno: Leonor SimÕes Pires Duvens Pinto


Resumo
Reconhece-se atualmente que, em ambientes muito competitivos, as empresas para sobreviverem necessitam de saber gerir o desempenho dos seus colaboradores. Este é claramente o caso das consultoras no ramo dos sistemas de informação, dado que as capacidades distintivas do seu capital humano são a sua principal fonte de vantagem competitiva, num mercado altamente dinâmico e instável. Essa instabilidade que tem reflexos nos colaboradores cria novas condicionantes ao desenvolvimento das suas carreiras. De forma a criarmos estabilidade, confiança e segurança na carreira de um colaborador, torna-se premente fomentar políticas de remuneração e recompensas assentes no desempenho dos colaboradores que promovam a retenção dos talentos. O processo de avaliação de desempenho surge assim como algo vital para garantir a competitividade das empresas na medida em que, para além de permitir alinhar os objetivos individuais com a estratégia organizacional, serve de referencial para a introdução de determinadas políticas de gestão de recursos humanos que potenciem o crescimento da empresa e dos colaboradores. Pretendeu-se, com este projeto, contribuir para a melhoria de um sistema de avaliação de desempenho existente, que tivesse em conta a especificidade da empresa e fosse um instrumento vivo e dinâmico, com impacto na política de recompensas e benefícios, na gestão e desenvolvimento de carreiras e na retenção dos colaboradores. Verificou-se que o sistema de avaliação implementado forneceu informação relevante para a gestão dos recursos humanos da consultora em análise, nomeadamente ao nível da gestão de carreiras dos consultores.


Trabalho final de Mestrado