Aluno: PatrÍcia Alexandra Fernandes Dos Reis
Resumo
O conceito de Inteligência Emocional surge na década de 90 e este novo tipo de inteligência foi categorizada como sendo autónoma das capacidades cognitivas, estando relacionada com capacidades de percecionar emoções e usá-las de uma forma produtiva.
Um dos objetivos, era usar esta inteligência emocional como forma de avaliação de desempenho profissional. Apesar do grande avanço cientifico que tem ocorrido relativamente a este conceito, é uma temática que continua em discussão e com muitas vertentes que podem ser exploradas. Sendo que vários autores consideram que as escalas de autorrelato não são suficientemente eficazes para medição da inteligência emocional, explorámos a correlação desta inteligência com a produtividade, tendo como mediadoras a satisfação e a motivação.
Realizámos um estudo empírico de duas amostras, com 83 participantes (75 liderados e 8 líderes) numa empresa de alimentação e nutrição, utilizando uma escala de autorrelato para averiguar a inteligência emocional dos líderes e as diferentes escalas para analisar a satisfação e motivação dos liderados. Verificamos que a escala de autorrelato não foi suficiente para agir como preditora de desempenho profissional, não tendo sido possível verificar correlações positivas fortes entre a IE e as restantes variáveis.
Trabalho final de Mestrado