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Diversidade, Engagement e Liderança Inclusiva: A perceção de inclusão dos colaboradores de uma empresa de telecomunicações

Aluno: Sara Isabel Cortinhas De Carvalho


Resumo
A diversidade da força de trabalho é, cada vez mais, uma realidade, tornando mercados e empresas mais diversificados, complexos e competitivos. As organizações devem, por isso, procurar abordagens e práticas que se materializem numa gestão eficaz da diversidade, uma vez que esta atua positivamente no engagement dos colaboradores e gera maior desempenho, contribuindo para o alcance da vantagem competitiva. Assim, este estudo procurou analisar a influência das práticas de diversidade no engagement dos colaboradores no local de trabalho, avaliando o efeito que a perceção de inclusão pode ter nesta relação. Procurou-se, ainda, explorar de que forma o papel desempenhado pelos líderes influencia a relação entre as práticas de diversidade e o engagement, bem como a construção da perceção de inclusão dos colaboradores. O locus empírico da investigação foi uma empresa de telecomunicações, em Lisboa, onde se recorreu a uma metodologia quantitativa, utilizando a técnica do inquérito por questionário. A amostra reúne 238 inquiridos, correspondendo aproximadamente a 24% do total de colaboradores da sede da Empresa. Os resultados demonstraram que a perceção positiva sobre as práticas de diversidade e o engagement dos colaboradores se encontram significativamente correlacionados, sendo que a perceção de inclusão medeia esta relação. Constata-se, também, que o líder inclusivo influencia positivamente a perceção de inclusão dos colaboradores. Por fim, os resultados contrariam a literatura apresentada, na medida em que a existência de uma liderança inclusiva não modera a relação entre as práticas de diversidade e o engagement dos colaboradores no local de trabalho.


Trabalho final de Mestrado