Aluno: Tiago JosÉ Pereira Pinto Arantes Dias
Resumo
Sendo o setor da Hotelaria e Turismo um setor muito competitivo, cuja diferenciação se faz, em grande parte, através do seu capital humano, é crucial a atração e retenção de talentos. No entanto, esta é precisamente uma área em que o setor enfrenta muitos desafios dados os elevados níveis de rotatividade existentes. Estudos anteriores têm evidenciando que a gestão de carreiras por parte das organizações contribui para a retenção. Assim sendo, um dos principais objetivos deste estudo empírico foi aferir qual a relação entre as práticas de gestão de carreiras implementadas pelas organizações e a intenção de saída no setor da Hotelaria e Turismo em Portugal. Outro objetivo foi avaliar o papel da satisfação na carreira e do apoio do líder nessa relação.
O estudo empírico quantitativo foi suportado num inquérito por questionário que envolveu 191 trabalhadores do setor de Hotelaria e Turismo em Portugal. Os dados foram tratados com recurso ao método Partial Leasr Square (PLS). Os resultados evidenciam que as oportunidades de promoção e a informação transparente são as dimensões das práticas de gestão de carreiras que mais influenciam a satisfação na carreira e a intenção de saída. As oportunidades de promoção e a atenção dada à formação são as práticas em que o papel do apoio do líder se apresenta mais relevante.
Trabalho final de Mestrado