Search button

Novas Metodologias de Formação: Aplicação aos Grupos Métiers na RRG

Aluno: Carla Susana Do Vale Luzio


Resumo
A formação nas empresas deverá fazer parte integrante da estratégia das organizações, tendo como objetivo alcançar o desenvolvimento de competências com o fim de cumprir os objetivos do negócio. Nas empresas, a necessidade de formação pode surgir por diversos motivos, como sejam as alterações de legislação, o desempenho insuficiente das equipas, as novas tecnologias, as exigências de mercado/clientes, a concorrência, novos produtos, entre outros. No entanto, as empresas deverão assegurar parte da formação dos colaboradores através da antecipação/ previsão. A metodologia da formação deverá estar de acordo com o objetivo a alcançar, considerando a melhor forma de chegar aos colaboradores e produzir aprendizagem. Tendo em conta estas considerações, o presente projeto procura aplicar novas metodologias de formação na empresa Renault Retail Group Portugal S. A. (RRG), dinamizando os Grupos Métiers. O objetivo é adequar de forma sistemática a formação à estratégia da RRG, permitindo o desenvolvimento de melhores práticas e aprendizagem organizacional. Procura-se promover soluções/alternativas ajustadas ao ritmo e interesses dos colaboradores e da organização, ou seja, transmitindo um conhecimento que seja simples de aprender, fácil de assimilar, apelativo, rápido, prático e útil.


Trabalho final de Mestrado