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O TURNOVER NA INDÚSTRIA DE FAST-FOOD EM PORTUGAL – ESTUDO DE CASO

Aluno: Joana Filipa Gatinho Palhau


Resumo
O presente projeto tem como objetivo estudar os fatores críticos que impactam o turnover da indústria de fast-food em Portugal, assim como compreender e propor estratégias que de alguma forma contribuam para a promoção da retenção dos colaboradores. Para isso, realizou-se um estudo de caso numa multinacional da indústria. Adotou-se uma metodologia quantitativa, tendo sido feita uma análise documental e posteriormente aplicando-se, para efeitos do estudo, um inquérito por questionário a uma amostra de 241 colaboradores da empresa, onde se procurou perceber o impacto da gestão de práticas de recursos humanos na incivilidade, satisfação no trabalho e na intenção de saída, além de se estudar também o efeito da incivilidade na satisfação no trabalho e na intenção de saída. As respostas ao questionário foram analisadas com recurso ao programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences). O estudo permitiu verificar que a perceção da gestão de práticas de recursos humanos está positivamente relacionada com a satisfação no trabalho, e negativamente relacionada com a incivilidade e a intenção de saída. Constatou-se que as práticas que apresentam um efeito estatisticamente significativo na satisfação no trabalho são a gestão de carreiras, as recompensas e o reconhecimento. Não obstante, a integração e a gestão de carreiras apresentam um maior impacto na intenção de saída. Ademais, verificou-se que a perceção integração e reconhecimento poderão reduzir significativamente a falta de civismo. Neste sentido, com base na literatura, apresentaram-se recomendações, nomeadamente revisão do programa de buddys e implementação de um sistema de benefícios flexíveis, que têm como objetivo auxiliar a empresa a melhorar a retenção dos seus colaboradores.


Trabalho final de Mestrado