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ANTECEDENTES E CONSEQUENTES DO CONFLITO TRABALHO-ESCOLA

Aluno: Margarida JoÃo Quaresma Dos Santos Ramos


Resumo
Ao longo dos tempos, o número de trabalhadores-estudantes em Portugal tem vindo a aumentar. No entanto, dada a falta de apoio por parte do mercado de trabalho e das instituições de ensino em Portugal, existe uma elevada probabilidade de conflito trabalho-escola nesta população. Este estudo, pretende analisar os antecedentes e consequentes do conflito trabalho-escola, designadamente compreender de que forma os recursos e exigências do trabalho impactam no conflito trabalho-escola e, como este conflito afeta a satisfação no trabalho. Neste sentido, a amostra é constituída por 101 trabalhadores-estudantes do Ensino Superior em Portugal. Os resultados mostram que as exigências do trabalho estão positivamente relacionadas com o conflito trabalho-escola e que o apoio social no trabalho ajuda a reduzir esse conflito. Verificou-se ainda que o controlo no trabalho e o apoio social no trabalho estão positivamente relacionados com a satisfação no trabalho e que a relação entre as exigências do trabalho e a satisfação no trabalho é mediada pelo conflito trabalho-escola. O presente estudo contribui para preencher a lacuna na literatura sobre o efeito do conflito trabalho-escola na satisfação no trabalho, bem como realça a importância dos recursos no trabalho, mais especificamente o apoio social no trabalho, para os trabalhadores-estudantes.


Trabalho final de Mestrado