Aluno: JoÃo Paulo Cordeiro Leal
Resumo
As mudanças tecnológicas impulsionadas pela Pandemia Covid-19, a utilização de equipamentos eletrónicos em que a fronteira entre o pessoal e o corporativo é muito ténue, a capacidade de aceder aos recursos e informações a partir de qualquer lugar, conjugados, criaram um panorama fértil para ser explorado por cibercriminosos.
Este trabalho procurou através de um questionário, aos colaboradores da Organização, recolher dados numa visão global sobre a temática da segurança da informação, para posterior análise e proposta de medidas e ações que resultem numa melhoria organizacional, centradas no fator humano como elemento da segurança na informação, transformando conhecimento empírico em dados.
Os resultados permitiram a identificação de aspetos e fatores comportamentais relacionados com os recursos humanos da Organização, que necessitam de ser atendados, para uma melhoria efetiva em áreas formativas que versem a pegada digital, a cibersegurança ou a segurança da informação, e na utilização dos acessos fora do ambiente protegido da Organização.
Ao nível do desempenho organizacional identificou-se a necessidade de melhorar a comunicação interna ou a adequação da função ao nível académico que alguns colaboradores detinham. Ficou igualmente patente o esforço desenvolvido em termos tecnológicos para fazer face às condicionantes decorrentes da Pandemia Covid-19, conjugado com mudança tecnológica que estava em implementação.
Trabalho final de Mestrado