Search button

Efeitos da Competição e Cooperação sobre a motivação num ambiente comercial competitivo: projeto de gamificação

Aluno: AndrÉ Filipe Bastos GaleÃo Dias


Resumo
A gamificação emerge como uma abordagem inovadora e relevante no contexto corporativo, desempenhando um papel na promoção da motivação dos colaboradores. A gamificação é uma estratégia relevante no contexto empresarial, especial mente em empresas líderes na sua indústria, onde a excelência em ambiente comercial competitivo é fundamental. Através da gamificação, a empresa pode criar um ambiente de trabalho mais envolvente e estimulante, promovendo a motivação dos colaborado res e aumentando o compromisso com os objetivos organizacionais definidos. Explorar como a competição e a cooperação afetam a motivação dos colaboradores assume uma relevância estratégica, pois pode levar a um desempenho mais elevado e ao alcance das metas de vendas da empresa. Para compreender como a competição e cooperação afeta a motivação, foram feitas entrevistas a subject-matter experts (SME, ou especialistas) das quais resultaram os fatores que eles concluíram ser mais relevantes para o sucesso do projeto. De se guida, foi lançado um questionário para os próprios colaboradores de forma a perceber quais eram os fatores mais relevantes para a sua motivação e perceber mais sobre o projeto. 80% dos colaboradores concordam que o jogo os motiva a vender mais. Para além disso, 83% sente-se mais motivado pela competição. Estes resultados obtidos a partir das entrevistas com especialistas e a opinião direta dos colaboradores indicam que estratégias envolventes, temas na construção de narrativas motivacionais e ele mentos de cooperação e competição são cruciais para a imersão dos participantes no jogo e, subsequentemente, importantes na motivação dos colaboradores.


Trabalho final de Mestrado