Aluno: AndrÉ Filipe Bastos GaleÃo Dias
Resumo
A gamificação emerge como uma abordagem inovadora e relevante no contexto
corporativo, desempenhando um papel na promoção da motivação dos colaboradores.
A gamificação é uma estratégia relevante no contexto empresarial, especial
mente em empresas líderes na sua indústria, onde a excelência em ambiente comercial
competitivo é fundamental. Através da gamificação, a empresa pode criar um ambiente
de trabalho mais envolvente e estimulante, promovendo a motivação dos colaborado
res e aumentando o compromisso com os objetivos organizacionais definidos. Explorar
como a competição e a cooperação afetam a motivação dos colaboradores assume uma
relevância estratégica, pois pode levar a um desempenho mais elevado e ao alcance das
metas de vendas da empresa.
Para compreender como a competição e cooperação afeta a motivação, foram
feitas entrevistas a subject-matter experts (SME, ou especialistas) das quais resultaram
os fatores que eles concluíram ser mais relevantes para o sucesso do projeto. De se
guida, foi lançado um questionário para os próprios colaboradores de forma a perceber
quais eram os fatores mais relevantes para a sua motivação e perceber mais sobre o
projeto. 80% dos colaboradores concordam que o jogo os motiva a vender mais. Para
além disso, 83% sente-se mais motivado pela competição. Estes resultados obtidos a
partir das entrevistas com especialistas e a opinião direta dos colaboradores indicam
que estratégias envolventes, temas na construção de narrativas motivacionais e ele
mentos de cooperação e competição são cruciais para a imersão dos participantes no
jogo e, subsequentemente, importantes na motivação dos colaboradores.
Trabalho final de Mestrado