Aluno: Margarida Olaio Miguel
Resumo
A utilização de dispositivos smart home tem demonstrado um crescimento acentuado, tanto em Portugal como no mundo. No entanto, poucas são as investigações focadas na aceitação destes produtos, na população portuguesa.
Deste modo, este estudo vai averiguar os fatores que influenciam a intenção de adoção de um dispositivo smart home pelos consumidores portugueses.
A tecnologia a que se vai aplicar o modelo foi selecionada a partir de um inquérito aplicado a 120 pessoas. Assim, foi possível concluir que a tecnologia smart home mais utilizada pelos portugueses são os aspiradores robô inteligentes.
Posteriormente, foi utilizado o modelo UTAUT2 adaptado para entender as variáveis que afetam e influenciam a intenção de adoção de aspiradores robô inteligentes em Portugal.
Para esta investigação foram considerados sete construtos do UTAUT2 e para melhorar a previsão do comportamento do consumidor foram ainda incluídas duas variáveis adicionais.
Posto isto, foi utilizada uma abordagem quantitativa com base em questionários, tendo sido estes realizados por 103 indivíduos. Para o tratamento e análise do modelo foi aplicado o método estatístico dos Mínimos Quadrados Parciais.
Para terminar esta investigação, concluiu-se que os construtos que influenciam positivamente a Intenção de Uso de aspiradores robô inteligentes são o Hábito, a Confiança e o Valor do Preço. Além disso, verificou-se que o Hábito e a Intenção de Uso são as variáveis que que têm uma maior influência no Comportamento de Utilização desta tecnologia.
Trabalho final de Mestrado