Search button

PREOCUPAÇÂO ÂMBIENTAL E GAMIFICAÇÂO COMO FACTORES INFLUENCIADORES DE COMPRA ONLINE DE COSMÉTICOS SUSTENTÁVEIS

Aluno: Ana Catarina Marques SimÕes


Resumo
Atualmente, o consumidor tem-se demonstrado preocupado e interessado no tema da proteção ambiental. Neste contexto, os indivíduos têm procurado adotar um estilo de vida mais sustentável, nomeadamente durante a aquisição de cosméticos, pois sentem-se mais motivados em adquirir prioritariamente opções mais amigas do ambiente. Apesar da recente preocupação com o tema da Sustentabilidade por parte dos investigadores, conseguiu-se analisar diversos estudos sobre o mesmo. Este trabalho, tem como objetivo completar e aprofundar as análises já existentes, nomeadamente, através da investigação do impacto que a gamificação e a preocupação pelo meio ambiente, têm sobre a compra online de cosméticos sustentáveis em Portugal. Após terem sido analisados os estudos científicos sobre este tema, foi possível construir o Modelo Estrutural, no qual foram definidas oito hipóteses de investigação, com o intuito de dar resposta à seguinte pergunta: “A preocupação com o meio ambiente e a gamificação têm uma influência significativa na aquisição online de cosméticos sustentáveis?”. De modo a verificar a veracidade das hipóteses apresentadas, foi elaborado um questionário, que permitiu obter 201 respostas de consumidores online portugueses. De seguida, através do método PLS-SEM, foi possível confirmar que a gamificação e a preocupação com o meio ambiente, têm um efeito positivo na compra online de cosméticos sustentáveis. Por sua vez, a preocupação com o meio ambiente não tem um impacto significativo na compra online efetiva de cosméticos sustentáveis. Contudo, com base nos resultados obtidos, podemos concluir que existe semelhança com as conclusões dos estudos científicos apresentados na Revisão da Literatura.


Trabalho final de Mestrado