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Devem as Instituições de Ensino Superior estar preocupadas com o Digital Burnout? Uma Perspetiva Sobre a Satisfação no Trabalho.

Aluno: Margarida InÊs Ferreira Pinto


Resumo
Os avanços e a inovação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido basilares no desenvolvimento do mundo atual. O período pandémico por Covid-19 veio intensificar o uso das tecnologias em atividades laborais, educativas, teleconsultas, reuniões online e lazer. Contudo, o teletrabalho imposto aos professores e a necessária adaptação ao ensino remoto levou à presença de alguns fatores negativos, como sentimentos de sobrecarga, stress e dificuldade em conciliar a vida pessoal com a vida profissional. Por outro lado, muitos docentes não tinham as competências digitais suficientes para implementarem o ensino remoto com base em ferramentas digitais, o que resultou em sentimentos de frustração, maior stress e pressão. Estes fatores poderão ter estado na origem do desenvolvimento de digital burnout, que existe na presença de elevados níveis de stress, esgotamento de energias e da sensação de sobrecarga fruto das exigências do trabalho. Porém, ainda está por esclarecer os efeitos desta nova síndrome na manutenção da satisfação com as suas carreiras profissionais. Por conseguinte, o presente estudo visa compreender o impacto do digital burnout na satisfação com a carreira dos docentes portugueses, considerando a sua utilização da internet e as competências digitais dos professores. O estudo foi realizado numa abordagem quantitativa, através de um questionário online, na plataforma Qualtrics, com uma amostra de 253 respostas válidas, de docentes a lecionar em instituições de ensino superior, entre o mês de junho e agosto de 2023. Os dados recolhidos foram analisados através da plataforma SPSS (Statistical Package for Social Science, versão 28). Os resultados da investigação permitiram verificar que a utilização da internet, o stress e a sobrecarga profissional influencia positivamente o digital burnout. Ademais, os resultados permitiram clarificar o efeito do digital burnout na satisfação dos docentes com a sua carreira e trouxeram um novo entendimento do fenómeno quando na presença de variáveis demográficas, nomeadamente, género, estado civil, idade e descendentes.


Trabalho final de Mestrado